A importância do desenho livre!

Atividades de desenho livre, proporcionam que as crianças se expressem livremente, colocando seus sentimentos e suas percepções no papel.

O professor deve valorizar essas criações, assim as crianças se sentem motivadas, aumentando sua autoestima e o aprendizado.

Nesse momento cada criança expressa seus sentimentos, ali ela mostra ao professor o quanto ela é criativa e o quanto ela é especial naquele momento de expor suas artes.

O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida, livre e essencial é uma forma de comunicação. É por onde a criança expressa seus sentimentos, suas ideias e suas vontades, sobretudo quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita.

Quando a criança desenha, ela cria pontes entre seu mundo imaginário e o que é real, externando as suas visões de mundo. Por meio do desenho é possível perceber, por exemplo, se a criança é tímida, se ela tem autoconfiança e também quais os interesses dela.

O espaço do desenho como atividade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, além de desenvolver o senso de observação, percebendo a variedade de cores, formas e texturas.

Os desenhos ajudam as crianças a se desenvolverem de diversas maneiras, entre elas: Desenvolvimento socioemocional ; desenvolvimento motor e artístico.

Então, mãos à obra desenhar cada dia mais e cada vez mais, deixe a imaginação fluir em pontas de lápis, em pinceis!

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?