Centro Integrado de Cultura – CIC

Alguns de nossos alunos tiveram a oportunidade de visitar a cidade de Florianópolis em seu Centro Integrado de Cultura – CIC e a Universidade Federal de Santa Catarina.

No Centro pudemos nos envolver com várias exposições que acontecem no momento:

Mostra Rodrigo de Haro – 80 anos

A exposição, com cerca de 100 obras, celebra a carreira Rodrigo de Haro e oitenta anos de vida impregnada de imagens, literatura, teatro, música e cinema, compondo uma personalidade única, forte e instigante.

Rodrigo de Haro nasceu em seis de maio de 1939, em Paris. Desde meados dos anos 1950,  vem construindo uma carreira influente na artes plásticas e na literatura catarinenses.

Exposição fotográfica “Provence en hiver / Provence no inverno”

Os trabalhos expostos são resultado da residência artística “Mudança de biótopo e outra perspectiva”, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018, na região da Provence, Sul da França. A residência, ação do Territoire Sensible, contou com a parceria do INC_Photography e teve apoio do Instituto Inclusartiz.

Exposição “Frequentar os incorporais: entre o movimento e o silêncio”

a mostra faz um recorte entre os anos de 1980 a 2018, destacando destes anos a produção de fotografia e vídeo como linguagens que ganham campo no acervo do MASC, bem como demarcam suas presenças na produção artística nacional.

Entre os artistas presentes na exposição, destacam-se Clara Fernandes, Diego de Los Campos, Heloísa Espada, Priscila dos Anjos, Raquel Stolf e Sérgio Adriano.

Encontros no MASC – Ylmar Corrêa Neto e Rubens Oestroem – exposição Coleção MASC 70 anos

Caminhamos pela Avenida Beira Mar Norte até a Universidade Federal de Santa Catarina para que os alunos também pudessem participar de uma atividade prazerosa ao ar livre e também compreender toda a estrutura necessária que uma cidade precisa possuir para que os habitantes possam usufruir de Cultura, Educação, Arte, Conhecimento, Compras, Saúde, Atividades ao ar livre, para tornar a vida mais humana e consequentemente mais agradável.

Na Universidade Federal caminhamos rapidamente pela instituição a fim de perceberem a estrutura de uma grande universidade e a quantidade de alunos e professores no exercício do desenvolvimento do conhecimento e na formação de pessoas qualificadas dentro de suas profissões para o desenvolvimento científico e humano que necessitamos para alcançarmos a excelência.

Nos laboratórios experimentais de Física e Química relembramos, reaprendemos e vivenciamos conceitos de Física e Química através de demonstrações e também das práticas auxiliados por estudantes da instituição os quais só podemos agradecer a atenção e o carinho.

Enfim, esperamos ter conseguido atingir um pouco do objetivo do passeio que é o de demonstrar que para alcançar a excelência humana e profissional precisamos de estrutura e da participação ativa de todos na construção de mecanismos próprios ou não, que possam levar ao desenvolvimento do conhecimento seja pela ciência ou pela arte para uma melhor interação de todos com o mundo que nos cerca.

Parabéns a todos os alunos; que participaram do passeio de forma elegante, educada, participativa e companheira.

CADU – Prof Ciências