Equilíbrio químico – 2° E.M

No dia 04 de julho, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio refletiram sobre o equilíbrio químico. Seria possível restaurar um palito de fósforo queimado as suas condições originais? Não, pois se trata de reação irreversível. Mas como a água pode evaporar, e voltar a se condensar, retornando ao estado líquido? Muitos simples, pois trata-se de um equilíbrio dinâmico, e essas são reações reversíveis. No laboratório, os alunos aprenderam mais sobre equilíbrio químico através de experiências. Perceberam que o íon cromato (coloração amarela), com a acidificação da solução forma o íon dicromato (coloração alaranjada). Essa reação é reversível, ou seja, basta adicionar uma base, que o íon dicromato retorna para o estado original como cromato, ou seja, a coloração amarela observada no início.

O CECAM propicia aos alunos vivências que contribuem para sua formação e os prepara para o ensino superior.