Experimentos com os reagentes – 1° Ano

Aqui no Cecam a teoria é comprovada na prática!

Lei Lavoisier: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Para comprovar esta teoria, os alunos da 1° Ano do Ensino Médio realizaram experimentos com os reagentes cloreto de cálcio e carbonato de potássio. Quantidades definidas de massa destes reagentes foram misturadas e deram origem aos produtos cloreto de sódio e carbonato de sódio. Os alunos verificaram que a massa dos produtos obtidos era igual a soma das massas dos reagentes.

Em reações químicas, a proporção entre reagentes e produtos é sempre constante, segundo a Lei de Proust. Os estudantes testaram esta teoria através da combustão da lã de aço (Bombril). A reação deu origem ao óxido de ferro, devido à união de átomos de oxigênio, presente no ar atmosférico, com átomos de ferro da constituição da lã aço. Com o experimento os alunos perceberam que independente da massa inicial de ferro, a proporção lã de aço/resíduo de combustão é constante.