Museu da Paz – 7° ano

Os anos de 1944 e 1945 foram marcantes pela  história militar brasileira, pois em 22 de agosto de 1942 o Brasil declarou guerra aos países do Eixo. Porém, somente em 2 de julho de 1944  os soldados brasileiros, chamados de pracinhas,  embarcaram rumo ao Front italiano.

A história da participação dos pracinhas de guerra estava ligada à Força Expedicionária Brasileira (FEB) que no teatro de operacionalização do conflito armado ganhou prestígio e fama moral pelo comportamento exemplar.

Os alunos do 7° ano acompanhados pelo professor Bira da disciplina de história,  puderam contemplar e aprender muito com as 300 peças em exposição, sendo que muitas delas foram doadas por famílias de ex-combatentes.

O Museu da Paz fica na antiga Estação Ferroviária, em uma construção de 1943 na cidade de Jaraguá do Sul, possui quatro módulos, três são dedicados a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. O quarto módulo é em homenagem as pessoas que sofreram nesses períodos, por isso, a comunidade teve ideia de colocar réplicas das bombas atônicas para mostrar o sofrimento daquela época.

É importante que nossas crianças conheçam o passado e valorizem a história dos pracinhas de guerra.

Estudar a História é permitir imaginar um futuro diferente com base nas experiências que já vivemos. Foi uma aula e tanto!

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?