Os benefícios da educação bilíngue

Quando o assunto é educação bilíngue, há muitas dúvidas por parte dos responsáveis com relação à idade certa para iniciar, se haverá alguma interferência negativa no aprendizado da primeira língua, se a criança precisa estar completamente alfabetizada, e por aí vai.

Estudos comprovam que, se a criança já está alfabetizada na língua materna, o aprendizado de uma segunda língua acontece de forma bastante natural. Com relação à comunicação oral, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP),  o aprendizado simultâneo dos idiomas não traz quaisquer efeitos maléficos, ao contrário, o estudo mostrou que crianças bilíngues demonstram ter maior controle inibitório (uma habilidade de demonstração de foco em contextos em que há estímulos conflitantes sendo oferecidos).
O objetivo principal de responsáveis que almejam matricular seus filhos em uma escola que ofereça educação bilíngue deve ser o de ampliar os horizontes das crianças, possibilitando que tenham acesso não só a um novo idioma, mas também a culturas e modos de pensar diferentes.
Quanto mais cedo o acesso à educação bilíngue, mais cedo a criança ampliará seu repertório cultural e desenvolverá competências para se comunicar em diferentes formas (oralmente, por escrito, presencialmente ou de forma digital), desenvolvendo empatia, cidadania e pensamento mais crítico para resolução de problemas.

Nós da equipe CECAM garantimos que seu filho tenha o melhor método de educação bilíngue já oferecido e assim, futuramente garantir seu destaque em um meio profissional e pessoal.

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?