Palestra com o assessor pedagógico – Rede Eleva

Palestra com o assessor pedagógico da Rede Eleva, Francisco. Explorando o tema: Como superar expectativas. A palestra foi realizada com todos os professores do CECAM e CECS.

No segundo momento o assessor da Rede Eleva apresentou aos professores do Fundamental II e Médio como trabalhar a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) –, conceito que está mudando a maneira que as crianças e os jovens aprendem.

STEAM é uma inovadora metodologia que mistura conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para trabalhar essas diferentes áreas de uma maneira conjunta no desenvolvimento de um mesmo projeto. O STEAM está bastante presente na Educação 4.0 por ser uma maneira de colocar o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado.

Um dos objetivos desse conceito é formar indivíduos que possuam conhecimentos de diversas áreas de Exatas e de Humanas, além de prepará-los para se tornarem cidadãos capacitados para os desafios do futuro e para estarem de acordo com as competências exigidas pelo século XXI, como criatividade, autonomia, responsabilidade, pensamento crítico, habilidade para trabalhar em equipe e estrutura emocional para tomar decisões.

Através da aplicação do STEAM, os alunos podem colocar a mão na massa e aprender fazendo, ajudando-os a lidar com erros e acertos. É uma maneira de propor que trabalhem em equipe na resolução de problemas envolvendo as áreas identificadas por esse conceito. O aluno tem a oportunidade de aprender de forma autônoma ao ter a liberdade de construir protótipos e realizar outras criações.

Além disso, é uma forma de viver na prática o pensamento científico, porém analisando os problemas de uma forma reflexiva e criativa. Assim, os estudantes reconhecem a importância do aprendizado, já que estão fazendo algo de que gostam em vez  de apenas assistir uma aula expositiva tradicional.