Termoquímica – Profª Drª Marta Eliane Doumer

Hoje os alunos do segundo ano trabalharam o tema Termoquímica. Contextualizaram com a famosa série: “Breaking Bad” e a reação aluminotérmica, usada pelos protagonistas da série, a qual também foi usada como poderoso arma durante a segunda guerra mundial, devido a liberação intensa de calor (3000 °C).

Mas será que toda a reação química gera calor? Para responderem a esta pergunta foram realizados ensaios. No primeiro foi realizada a dissolução de ureia em água em um becker. Os alunos perceberam, ao tocarem o becker, que o mesmo está gelado após a reação. Para exemplificar reações que liberam calor, zinco metálico foi dissolvido em ácido, liberando entre outros produtos, o gás NO2, gás de cor acastanhada ou castanho-avermelhada.

Profª Drª Marta Eliane Doumer