A importância da pontuação

A pontuação é um elemento fundamental na escrita, desempenhando um papel crucial na clareza e compreensão de um texto. Ela serve como uma ferramenta que organiza as ideias, separa orações e expressa emoções de forma precisa, garantindo que o leitor entenda a mensagem conforme a intenção do autor.

Sem a pontuação adequada, um texto pode se tornar ambíguo e difícil de interpretar. Por exemplo, a falta de vírgulas pode alterar completamente o sentido de uma frase, enquanto o uso incorreto de pontos pode interromper o fluxo natural da leitura. Além disso, a pontuação é responsável por indicar pausas, enfatizar informações importantes e criar o ritmo da narrativa.

A pontuação é uma aliada poderosa na escrita, capaz de transformar um conjunto de palavras em uma mensagem clara, coerente e eficaz. Utilizá-la corretamente é fundamental para a construção de um texto bem estruturado e de fácil compreensão, refletindo a intenção do autor e facilitando a comunicação com o leitor.

Com o objetivo de praticar a leitura de textos bem pontuados com a leitura de textos sem pontuação, os alunos dos 6º e 7º anos realizaram uma atividade pontuando diversos textos diferentes para observar a importância da pontuação na elaboração de textos compreensíves e eficazes sem gerar dúvidas na compreensão da mensagem.

A atividade realizada obteve um excelente resultado por parte dos alunos , pois eles puderam observar a diferença da leitura de um texto sem pontuação , seguida da leitura do mesmo texto com pontuação adequada.

Turmas envolvidas na atividade – 6º e 7º anos

Professora Adriane Regina Bonissoni Polidorio