Ácidos e bases

Na aula prática de Química, sobre ácidos e bases, os alunos tiveram a oportunidade de explorar conceitos fundamentais da química, de maneira interativa. Inicialmente foram preparadas soluções de ácidos e bases comuns, como ácido acético, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, entre outros. Utilizando indicadores de pH, como o tornassol e a fenolftaleína, os alunos puderam identificar a acidez ou basicidade das soluções, observando as mudanças de cor que ocorriam. Em seguida, foram realizadas titulações, onde os alunos mediram cuidadosamente a quantidade de uma solução de base necessária para neutralizar uma solução de ácido. Além disso, discutiu-se a importância do controle de pH em processos industriais e biológicos. A interação direta com os experimentos consolidou o aprendizado teórico e despertou um maior interesse pela química. Ao final, os estudantes discutiram os resultados obtidos e refletiram sobre a importância das práticas laboratoriais no entendimento dos conceitos científicos.

Turma 2ª Série EM

Profª Lilian