Afunda ou Boia?

A atividade de afunda ou boia envolve diversão, aprendizado e desenvolvimento físico e cognitivo, nessa atividade, as crianças têm a oportunidade de explorar e experimentar o princípio da flutuação, observando objetos que afundam ou boiam na água.

Os objetivos dessa atividade podem ser diversos e abrangentes, permitindo que as crianças alcancem diferentes aprendizados e desenvolvam habilidades importantes. Abaixo, estão alguns dos principais objetivos que podem ser trabalhados durante a atividade de afunda ou boia:

Explorar propriedades físicas da água: Ao observar objetos afundando ou boiando, as crianças podem começar a compreender conceitos básicos de densidade, volume e peso. Elas podem perceber que objetos mais leves tendem a boiar, enquanto objetos mais pesados afundam.

Estimular a curiosidade e a investigação: A atividade de afunda ou boia desperta o interesse das crianças e as encoraja a fazer perguntas, formular hipóteses e realizar experimentos para testar suas ideias. Elas podem se tornar investigadoras curiosas, aprendendo a observar atentamente e tirar conclusões com base em suas experiências.

Desenvolver habilidades motoras: Ao manipular objetos na água, as crianças aprimoram suas habilidades motoras finas, como segurar e soltar objetos, além de melhorar a coordenação olho-mão. Elas também podem praticar habilidades motoras grossas, como alcançar e mergulhar, enquanto tentam afundar ou fazer boiar os objetos.

Estimular a linguagem e a comunicação: Durante a atividade, as crianças podem descrever suas descobertas, compartilhar suas observações e expressar suas opiniões. Elas podem aprender novos termos relacionados à flutuação, como "afundar", "boiar", "pesado" e "leve", e usar essas palavras para comunicar suas ideias com os outros.

Promover o pensamento crítico e a resolução de problemas: Quando uma criança coloca um objeto na água e observa se ele afunda ou boia, ela está envolvida em um processo de pensamento crítico e resolução de problemas. Ela pode começar a fazer conexões entre diferentes objetos e suas propriedades físicas, aprendendo a tomar decisões com base em suas observações.

Encorajar a interação social: A atividade de afunda ou boia pode ser realizada em grupo, promovendo a interação social entre as crianças. Elas podem compartilhar seus objetos, cooperar na investigação e discutir suas descobertas em conjunto. Essa interação ajuda a desenvolver habilidades sociais, como compartilhar, esperar sua vez e ouvir as ideias dos outros.

E assim foi com a turma do pré 2 B, unimos a diversão com o aprendizado e fizemos muitas descobertas! Confiram as fotos:


Turma: Pré 2 B

Professora: SUELEN