Por meio do material dourado é possível permitir ao educando que, de forma concreta, assimile os conceitos matemáticos como: valor posicional dos algarismos, classes e ordens numerais, contagem, comparação de quantidades e as operações fundamentais, entre outros. Sendo um dos materiais mais usados para todo este processo de construção da numeração. Também proporciona o desenvolvimento de diferentes sentidos (tato, visão), permitindo que cada um tenha diferentes estímulos.
A turma do 4º ano A, iniciou com o reconhecimento desse material, deixando que os alunos manuseassem as peças da forma que quisessem, fazendo suas descobertas e estabelecendo relações. Em seguida de forma progressiva, realizaram algumas atividades de agrupamentos de 10 em 10, contagens, composição de numerais.
Com esta atividade dirigida, certamente as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtêm-se, então, além da compreensão dos algarismos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
Turma: 4º ano A
Professora: Carine Rodrigues