As frações estão constantemente presentes em nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Foi com essa intenção que os alunos do 4º ano A, começaram a pensar sobre o suco que tomam, o pacote de biscoitos que comem ou o tablete de chocolate que trazem para a escola muitas vezes, dividem igualmente entre os amigos. A lembrança da pizza do jantar em família, dividida em pedaços iguaizinhos para agradar a todos, também veio à memória durante as conversas sobre Frações.
Foi a partir dessas situações de aprendizagem que os alunos do 4º ano A começaram a entender o conceito de Fração. A situação de aprendizagem que tanto os motivou, fez com que fosse desenvolvida a ideia de repartição em partes iguais. Assim, de maneira lúdica e contextualizada, perpassando as atividades cotidianas, os conceitos de numerador e denominador foram sendo construídos.
O principal recurso didático era simplesmente delicioso!! Fracionar uma barra de chocolatee uma pizza de diversas formas e, ao final, poder, saborear frações de vários sabores estimulou não só o conhecimento matemático, mas também o científico, afinal, o sentido do paladar ficou bem aguçado.
Turma: 4º ano A
Professora: Carine Rodrigues