As práticas do brincar no ambiente escolar

O que falar quando estamos interagindo com os alunos através das brincadeiras, sejam elas dirigidas ou espontâneas. Hoje foi dia de muita diversão tanto em sala de aula como fora dela com a turma do 4º ano B da professora Adrieli. Em sala nos divertimos utilizando jogos e no parque brincadeiras com bolhas de sabão.

A brincadeira é uma atividade essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. Nesta fase as crianças se divertem, porém, adquirem habilidades fundamentais que influenciam seu aprendizado e crescimento.

O desenvolvimento cognitivo estimula a mente através do raciocínio logico, na resolução de problemas e na criatividade.

O desenvolvimento social e emocional durante o brincar faz com que os alunos aprendam a fortalecer sua inteligência emocional ao enfrentar frustrações e alegrias. As brincadeiras de correr, pular e dançar promovem hábitos saudáveis, sendo também uma oportunidade de expandir o vocabulário e melhorar a comunicação.

As brincadeiras e jogos na escola são ferramentas de grande poder que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional, físico e linguístico dos alunos, sendo fundamental estimular essa prática de atividades dentro do ambiente escolar.

Turma: 4º ano B

Professora: Adrieli Babinski