Na disciplina de história realizamos uma viagem virtual ao passado, onde através de vídeos apresentados em sala conhecemos um sítio arqueológico situado na Argentina, denominado de CUEVA DE LAS MANOS. A caverna situa-se no vale do rio Pinturas, na Patagónia. É famosa pelas pinturas de mãos feitas por indígenas locais há 9000 anos.
Os alunos observaram que os desenhos em cavernas, chamadas de pinturas rupestres são bem antigos e tem grande importância histórica, pois com eles podemos ver como os primitivos usavam a comunicação.
A turma do 2° ano A compreendeu que é importante a preservação de sítios arqueológicos e objetos históricos para que os povos atuais tenham registros de como era a vida dos povos de antigamente, pois a caverna foi detalhadamente estudada por diversas expedições de cientistas e, em dezembro de 1999, se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.
Colocamos a mão na massa e criamos uma releitura das paredes da caverna utilizando tinta guache. A importância dessa atividade é mostrar aos aluno a importância histórica dos homens das cavernas, como se comunicavam, mostrar que a comunicação já se fazia presente a milhares de anos atrás, além de favorecer o desenvolvimento sensorial e estimulando a criatividade, a interação, organização e depois a apreciação da obra recriada pelos alunos.
Turma: 2º Ano Ensino Fundamental
Professora: Patricia F. de Mattos