No dia 22 de agosto comemoramos o dia do folclore brasileiro. O Folclore é uma festa de alegria, onde as crianças pulam amarelinha com a Cuca e jogam peteca com o Saci. Na educação infantil, o Folclore é um tesouro encantado, onde a criançada se diverte com lendas e trava línguas. Brincando de roda com a Iara, aprendem sobre o Boto cor-de-rosa. Através das cantigas de roda, conhecem o Curupira e suas peripécias na floresta. Com a sábia Mula Sem Cabeça, descobrem o valor da solidariedade. No baile do Boitatá, dançam com os pés de fogo e se encantam com as histórias do Lobisomem. O Folclore na educação infantil é um mergulho no mundo mágico das brincadeiras tradicionais, onde as crianças aprendem sobre a cultura brasileira de forma divertida e encantadora
Trabalhar o Folclore brasileiro na educação infantil é fundamental para valorizar a cultura nacional e desenvolver o senso crítico das crianças, além de estimular a criatividade e a imaginação delas. Com essa abordagem, as crianças podem aprender sobre lendas, festas populares e tradições que fazem parte da nossa história. Apresentar o Folclore brasileiro na educação infantil é importante porque permite que as crianças conheçam e valorizem a diversidade cultural do país desde cedo, contribuindo para a formação de identidade, respeito às diferenças e preservação das tradições. Além disso, o estudo do Folclore desperta a curiosidade, estimula a criatividade e promove o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
A turma do Pré IB demonstrou um grande interesse no assunto abordado, e deram um show em suas apresentações na sala de aula, onde cada criança escolheu um personagem junto com seus familiares e fizeram um lindo trabalho.
Turma: Pré IB
Professora: Marluci
Auxiliar: Fabiana