Momento da Leitura

Ler é um exercício para o cérebro e colabora para que o indivíduo expanda a habilidade de comunicação. Além disso, com a leitura o aluno pensa, imagina e cria mais. Isso porque a leitura é capaz de proporcionar ao leitor um maior repertório sobre diversos assuntos. Uma pessoa que lê entende mais sobre um determinado tema. Desse modo, a leitura assume um papel social quando auxilia o aluno a se conectar com o mundo com mais facilidade e desenvoltura.

A entrada da leitura na vida da criança deve seguir um critério pelo qual o professor mediador consiga em seu dia a dia introduzir a leitura como fonte de prazer e de liberdade, devem encontrar maneiras para desperta a curiosidade na criança, devem dinamizar o máximo possível o momento da leitura, é de suma importância que o docente se ponham no lugar dos personagens, assim a leitura ganha um atrativo a mais na luta por conquistar o pequeno leitor, a leitura estabelece um vínculo de amor pelos livros, pela biblioteca, pelos autores, por situações que os envolvidos possam participar de maneira ativa e dinâmica nas histórias.

Quem tem o hábito de ler, tem mais chances de conhecer diversos assuntos sem ao menos sair de casa. Ela enriquece o indivíduo, gera um vocabulário extenso e rico, motiva uma escrita mais quantitativa e qualitativa, levando o leitor a se ver em diversos mundos, onde o mesmo pode trafegar em diferentes rotas e tempos distintos, possibilitando dessa forma o encontro com o imaginário e renovando o já conhecido com o desconhecido um encontro com o presente e o passado.

Turma: 4º ano A

Professora: Carine Rodrigues