Reconhecendo nossos medos

Medo de sair de casa, do escuro, de animais, de experimentar algo novo. Medo do que os outros pensam sobre você, da rejeição de um grupo. Medo de falhar em uma prova. Medo de perder um ente querido ou o bichinho de estimação. Os medos na infância se manifestam de muitas formas.

É um sentimento normal e instintivo, todos nós sentimos ao longo de nossas vidas. Porém, aprender a reconhecer o medo desde a infância traz vários benefícios: favorece o desenvolvimento de habilidades como autocontrole, resiliência e empatia; autocuidado para saúde mental; eleva a autoestima e a autoconfiança. Além disso, trazer o assunto para o contexto escolar é uma das maneiras de trabalhar competências socioemocionais e melhorar a convivência entre todos.  

A turma do 3º ano B realizou diferentes atividades para abordar este tema, usamos nosso livro Projeto de vida que nos apresentou este tema, ¨erros e medos¨ realizamos uma roda de conversa para levantar o tema; assistimos ao vídeo da história ¨O menino que tinha medo de errar – Andrea V. Taubman¨ que mostra a história de um menino que estava perdendo as experiências da vida por ter medo de tentar e errar. Realizamos uma votação com o medo de cada um e montamos um gráfico para ver qual foi o mais votado e depois usamos o caderno de arte para desenhar esse nosso medo.

 

Turma: 3º ano B fundamental I

Professora: Jennifer Luchtemberg