A releitura de livros infantis desempenha um papel fundamental na educação infantil por várias razões. Primeiramente, ela promove a familiaridade com o texto, permitindo que as crianças compreendam melhor a história e os personagens. Esta repetição ajuda a solidificar o vocabulário e a gramática, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades linguísticas.
Além disso, a releitura fortalece a memória e a compreensão auditiva. Quando as crianças escutam ou lêem a mesma história repetidas vezes, elas começam a antecipar eventos e diálogos, o que melhora a sua capacidade de seguir narrativas e entender sequências lógicas. Isso é crucial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas.
A releitura também oferece uma sensação de segurança e previsibilidade. As crianças frequentemente encontram conforto em histórias familiares, o que pode ser especialmente benéfico em momentos de transição ou stress. Esse aspecto emocional da leitura não deve ser subestimado, pois contribui para um ambiente de aprendizagem positivo e acolhedor.
Do ponto de vista pedagógico, a releitura permite que os educadores explorem diferentes aspectos do texto em cada sessão. Por exemplo, uma primeira leitura pode focar na compreensão geral da história, enquanto releituras subsequentes podem enfatizar elementos específicos, como os sentimentos dos personagens, a moral da história, ou aspectos literários como rima e ritmo.
Além disso, a releitura pode incentivar a participação ativa das crianças. À medida que se tornam mais familiares com a história, elas podem começar a "ler" junto com o adulto, recitar partes da história ou até mesmo dramatizar cenas. Isso não só reforça a sua compreensão, mas também promove a confiança e a expressão verbal.
Em resumo, a releitura de livros infantis é uma prática educativa valiosa que vai além da simples repetição. Ela enriquece o vocabulário, fortalece a compreensão, proporciona conforto emocional e oferece múltiplas oportunidades para a exploração profunda do texto. Por isso, deve ser uma prática regular na educação infantil, contribuindo para a formação de leitores competentes e entusiastas.
Profª Elisângela
Turma Maternal 2A