Quando na educação infantil começamos um projeto que envolve intencionalmente com algum tipo de animal é para despertar o espírito investigativo, a valorização dos conhecimentos prévios das crianças, bem como o desenvolvimento pleno de suas capacidades intelectuais faz parte da Iniciação Científica. O trabalho com a pesquisa permite construir, com autoria pessoal e coletiva, uma situação problema, tratar dela para apresentar soluções. Com essa proposta, pretende-se fazer as crianças pensarem, refletirem e procurarem soluções às questões que se apresentam na vida. É possível ainda, levá-las a aprender a estudar e a perceber que o conhecimento é algo inacabado e em contínua construção.
Questionamentos levantados pelas próprias crianças através da interação nas brincadeiras, vivenciais, observações e conhecimentos prévios deles.
• Como os passarinhos nascem?
• O que comem os passarinhos?
• Como os passarinhos alimentam seus filhotes?
• Como os passarinhos fazem seus ninhos? E quais elementos usam?
• Por que passarinhos tomam banho em poças de lama?
• Por que os passarinhos cantam?
O projeto foi pautado nas quatro áreas do conhecimento, sendo elas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Assim, pretendeu-se ao longo do projeto, desenvolver as habilidades e competências compreendidas em cada uma das áreas citadas através de estratégias variadas, tais quais: observação na diferença entre os animais, vídeos, trabalhos com sucata, atividades artísticas.
Nesta faixa etária dos três a quatro anos é muito importante desenvolvermos nos pequenos a consciência espacial e temporal. Para isso, realizaremos atividades dinâmicas em outros espaços externos, como quadra, parque, usamos da tecnologia para apresentar cantos de pássaros, sons da natureza e texto literário variados para perceberem os diferentes tipos de pássaros. Nestes momentos, as crianças foram encorajadas a pensar sobre o espaço, tempo, diferentes tipos de pássaros que lhes foram apresentados e trocar informações dos que já conheciam com objetivo de instigar a pesquisa.
Turma: M3B
Profª: Larissa