O uso da argila e da massa de modelar como recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem

​A utilização da massinha de modelar e da argila é uma abordagem bastante eficaz, especialmente em turmas do Ensino Fundamental I. Essas atividades permitem que as crianças explorem conceitos de forma prática e criativa, além de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras finas, como modelar, apertar e moldar materiais.

​No caso do 2º ano B, a experiência com a criação de canecas a partir de diferentes materiais proporcionou uma oportunidade única para que os alunos experimentassem e comparassem a textura, a maleabilidade e as possibilidades de transformação de cada material. Além disso, a ideia de que cada criança produziu sua própria caneca de maneira única não só estimulou a criatividade, mas também favoreceu a percepção individual do processo de fabricação.

​Ao envolver os alunos nesse tipo de atividade, a professora proporcionou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo, onde o lúdico se tornou um meio de compreensão de conceitos científicos de forma prazerosa e significativa.

​A reflexão sobre o fato de que nem tudo o que fabricamos pode ser utilizado também oferece um aprendizado importante sobre os limites e as possibilidades dos materiais, ampliando a compreensão das crianças sobre o que é funcional e o que é apenas artístico. Dessa forma, o trabalho com argila e massa de modelar se mostrou um recurso didático valioso, que contribuiu para o desenvolvimento de diversas competências dos alunos, tanto cognitivas quanto emocionais.

​Quando os alunos têm a oportunidade de "colocar a mão na massa", literalmente, a aprendizagem se torna mais concreta e significativa. Essa experiência de aprender de maneira ativa, como na confecção das canecas, permite que eles se envolvam de forma prática e, ao mesmo tempo, divertida.

 

Turma: 2º ano B - Ensino Fundamental I

Professora Regente: Kely Cristine Marques dos Santos