Places of the city

Uma atividade lúdica e educativa que pode ser realizada em sala de aula é a construção de uma cidade utilizando peças de LEGO. Nesta atividade, os alunos têm a oportunidade de criar e representar diferentes lugares da cidade, como mercado, parque, escola e zoológico.

A atividade começa com uma breve introdução sobre o tema: o que são os lugares da cidade e a importância de cada um deles na vida cotidiana. Em seguida, os alunos são divididos em grupos e cada grupo é responsável por criar um lugar específico da cidade com as peças de LEGO disponíveis.

Por exemplo, o grupo do "mercado" pode montar um pequeno supermercado, incluindo prateleiras com alimentos, caixas registradoras e clientes. O grupo do "parque" pode criar uma área verde com árvores, bancos e playgrounds. O grupo da "escola" pode construir uma pequena escola com salas de aula, biblioteca e pátio. Já o grupo do "zoológico" pode montar um espaço com diferentes habitats para animais.

Durante a atividade, os alunos são incentivados a pensar na estrutura, nos elementos importantes de cada local e como eles se conectam com o resto da cidade.

Além de ser uma atividade divertida, essa dinâmica com LEGO ajuda a desenvolver habilidades importantes como criatividade, trabalho em equipe, solução de problemas e coordenação motora fina. Também proporciona um melhor entendimento sobre a organização urbana e o papel de diferentes espaços na cidade, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente.

Turma: 4ºA

Teacher Luiza