Sessão de cinema na escola - movimentos migratórios e filme "As nadadoras"

A turma do 1º ano do Ensino Médio, na disciplina de Geografia, estudou sobre os movimentos migratórios. Os objetivos de aprendizagem da aula foram entender as características dos movimentos migratórios, compreender os fatores socioeconômicos, políticos e culturais envolvidos nos processos de migração, analisar as causas e as consequências dos movimentos migratórios no Brasil, compreender os conceitos de imigração, migração, movimentos internos e movimentos externos e identificar os principais pontos de tensão mundial em relação aos movimentos migratórios.

Sobre os pontos de tensão mundial em relação aos movimentos migratórios, aprofundamos a questão da imigração ilegal e a situação dos refugiados. Para esse contexto, realizamos uma sessão de cinema com pipoca para unir a aprendizagem pedagógica com o contexto do filme “As nadadoras”, inspirado em uma história verídica de duas irmãs, refugiadas sírias que fugiram da guerra e tiveram que nadar para salvar as suas vidas e de outros refugiados.

A experiência do filme como um recurso pedagógico resultou em muito aprendizado e possibilitou uma visão da realidade sobre os movimentos migratórios decorrentes de fatores e repulsão. Em suma, os alunos e a professora tiveram uma oportunidade única de entretenimento e construção do conhecimento.

Ensino Médio – CECAM.

Kênya Naoe de Oliveira.